Connect with us

E-farsas

Tropa de Choque bateu continência para os manifestantes?

Conspirações

Tropa de Choque bateu continência para os manifestantes?

Vídeo mostra policiais do batalhão da Tropa de Choque da Polícia Militar batendo continência para os manifestantes em sinal de respeito! Será verdade?

As imagens apareceram na web na segunda quinzena de março de 2016 e mostram cenas do momento em que a Tropa de choque teria sido chamada para conter manifestantes na avenida Paulista (no centro de São Paulo) – durante os protestos contra e/ou a favor do Governo – e, ao invés de confrontarem os manifestantes, os policiais teriam prestado continência para a população.

O vídeo foi amplamente compartilhado através das redes sociais, além de ter sido publicado em inúmeros sites e blogs! No entanto, o ato gerou muitas dúvidas entre os leitores do E-farsas!

Será que isso é verdade mesmo?

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas apesar das imagens terem sido publicadas como se os policiais estivessem batendo continência para a população, a verdade é que o gesto teve outra finalidade!

De acordo com o Decreto Nº 88.513/1983, os Policiais Militares devem prestar continência em sinal de respeito e apreço a seus superiores, pares, subordinados e símbolos. O policial pode “bater” continência a um civil se quiser. Não há problema nisso!

O problema é que, nesse caso, quem espalhou o vídeo deu entender que a PM estaria tomando um lado nas manifestações e a verdade (pelo menos, até onde averiguamos) não é bem essa.   

A página do Terceiro Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo explicou, no dia 14 de março de 2016, que o ato foi uma homenagem a um policial militar que morreu em serviço.

O blogue da Polícia Militar de São Paulo explica que o policial falecido é o Cabo Ernaldo Cesar Marcondes Junior, do 23º Batalhão de Policiamento do Interior, em Lorena. A PM conta que o policial não resistiu aos ferimentos causados por um acidente de trânsito ocorrido durante patrulhamento pela Estrada Colônia do Piagui, Guaratinguetá, no dia 12 de março.

No dia 13, a PM de São Paulo divulgou mais fotos da homenagem feita pelo policiais ao colega morto.    

PMs estavam prestando uma homenagem a um colega morto no dia anterior! (foto: PMSP)

PMs estavam prestando uma homenagem a um colega morto no dia anterior! (foto: PMSP)

Não conseguimos identificar a origem desse boato, mas alguém pegou um trecho do vídeo que mostra os policiais prestando continência em respeito ao PM falecido e tirou o fato de contexto, distorcendo toda a história.

Conclusão

A Tropa de Choque da PM do Estado de São Paulo não estava “batendo” continência para os manifestantes da avenida Paulista! Na verdade, os policiais estavam homenageando um colega que havia morrido um dia antes em serviço!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top