Connect with us

E-farsas

Trump levou um tiro no peito, mas foi salvo pelo colete à prova de balas?

Conspirações

Trump levou um tiro no peito, mas foi salvo pelo colete à prova de balas?

Trump levou um tiro no peito, mas foi salvo pelo colete à prova de balas?

É verdade que o ex-presidente dos Estados Unidos foi salvo da morte pelo colete à prova de balas após ser atingido com um tiro no peito?

A imagem começou a se espalhar nas redes sociais no final da primeira quinzena de julho de 2024 e mostra a ampliação de um ponto escuro visto no terno do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, após ter sofrido um atendado no dia 13 de julho.

Segundo o que se espalhou, esse detalhe seria a marca de um tiro que Trump teria levado no peito e por estar usando um colete à prova de balas, por recomendação de sua equipe de segurança, teria saído ileso.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Trump começou a usar um colete à prova de balas, conforme recomendado por sua equipe de segurança. Isso salvou a vida dele!! Ele levou um tiro no peito!!” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à Presidência, foi atingido na orelha durante discurso em um comício realizado na Pensilvânia (EUA), no dia 13 de julho de 2024. O autor dos tiros, Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi morto pelo Serviço Secreto logo após os disparos. 

Na sua rede social, Trump confirmou ter sido atingido na orelha e não há nenhuma menção de tiro no peito ou em qualquer outra parte do corpo do presidenciável.

“Quero agradecer ao Serviço Secreto dos Estados Unidos e a todas as autoridades policiais pela rápida resposta ao tiroteio que ocorreu em Butler, Pensilvânia. Mais importante, quero estender minhas condolências à família da pessoa que morreu no Rally e também à família de outra pessoa que ficou gravemente ferida. É incrível que tal ato possa acontecer em nosso país. Nada se sabe até o momento sobre o atirador, que agora está morto. Fui baleado com uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado, pois ouvi um som de zumbido, tiros e senti imediatamente a bala rasgando a pele. Muito sangramento ocorreu, então percebi o que estava acontecendo. DEUS ABENÇOE A AMÉRICA!” (Reprodução/Truth)

O Serviço Secreto dos Estados Unidos fez uma publicação no Twitter com detalhes sobre o atentado e também não citou nenhum tiro no peito:

A ampliação que ficou famosa nas redes sociais foi feita a partir de uma das fotos do fotógrafo Evan Vucci, que disponibilizou diversas de suas fotografias no seu perfil no Instagram. Podemos ver nesse link com a imagem completa que o suposto tiro no peito é, na verdade, a sombra de uma das agentes de segurança de Trump:

Nessa outra foto, podemos ver que não há nenhum furo no terno de Trump:

Conclusão

Não é verdade que o ex-presidente Trump foi atingido no peito por um tiro e que foi salvo por estar usando colete à prova de balas!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top