E-farsas
TSE renova parceria com o E-farsas e demais agências de checagem!
Gilmar Lopes, fundador do E-farsas, participou da cerimônia virtual de abertura do programa do TSE de enfrentamento à desinformação de 2022!
Em cerimônia virtual realizada no dia 22 de fevereiro de 2022, o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, renovou o acordo entre o TSE e agências de checagem de informações visando o combate à desinformação na web durante o ano de 2022.
Chamada de “Coalizão para Checagem – Eleições 2022”, a força-tarefa atuará para ajudar a averiguar a veracidade do que é espalhado na internet e que pode interferir de maneira negativa na escolha do eleitor na hora de votar.
Juntamente com o E-farsas, estavam presentes (de forma virtual) representantes das agências AFP, Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.
Sem gastos de dinheiro público
A parceria entre o TSE e demais agências e profissionais de imprensa ocorre desde 2020 e faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação. É importante lembrar que, apesar do Ministro Barroso dizer em seu discurso que a Corte pensa em um plano de negócios para remunerar o trabalho dos checadores, todo o empenho das agências não está sendo remunerado e, portanto, não houve até agora nenhum ônus aos cofres públicos.
De acordo com a secretária-geral da Corte, Aline Osório, “É importante que a coalizão tenha se tornado permanente.”.
Parceria também com as plataformas e redes sociais
Além das agências de checagens, o TSE também firmou parcerias com as principais plataformas digitais. Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Google, YouTube, TikTok e Kwai se comprometeram a utilizar os recursos tecnológicos que dispõem para divulgar fatos verídicos sobre o processo eleitoral, dando prioridade à divulgação de dados oficiais.
Para quem quiser conhecer mais a fundo o plano do TSE para o combate à desinformação durante ess ano eleitoral, leia o Plano Estratégico do TSE para combate à desinformação nas Eleições 2022.
Confira os termos de cooperação firmados entre o TSE e os veículos Abraji (projeto Comprova), AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, E-Farsas, Estadão Verifica, Globo (Fato ou Fake) e Universo Online (UOL Confere).
A seguir, o trecho da participação do fundador do E-farsas, Gilmar Lopes, quando ele se dirige ao ministro Barroso e oferece a credibilidade do nosso trabalho acumulado nesses 20 anos para o TSE:
Ver essa foto no Instagram
A cerimônia completa pode ser vista no canal do TSE no YouTube, ou clicando no player abaixo:
Conclusão
Muito obrigado ao TSE por nos dar a oportunidade de ajudar a diminuir a quantidade de desinformação durante o processo eleitoral e que possamos continuar com essa parceria por muitos e muitos anos!