Dinheiro
Um alemão serrou seus bens no meio após separação?
Será verdadeira a história do alemão que, com o fim de um relacionamento de 12 anos, resolveu dividir os pertences ao meio e os colocar à venda na internet?
no dia 16 de junho de 2015, um vídeo publicado no YouTube sobre o fim de um namoro que teria ocorrido na Alemanha fez bastante sucesso na web.
Um homem identificado como “Der Juli” publicou um filme mostrando como dividiu os bens adquiridos pelo casal durante os 12 anos de namoro – que teria chegado ao fim há poucos dias.
O alemão dividiu literalmente os pertences, serrando tudo ao meio e colocando tudo à venda no site eBay!
No vídeo podemos ver o homem cortando ao meio o seu carro, um iPhone, a cama do casal e até uma TV. No final do vídeo, o alemão manda uma mensagem para a ex:
“Obrigado pelos lindos 12 anos, Laura! Você realmente fez por merecer a metade de tudo!”.
A vingança registrada em vídeo já foi vista mais de 5 milhões vezes e os itens partidos ao meio estariam à venda a um preço inicial de 1 dólar cada.
Será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
Apesar de vários sites de notícias publicarem o fato como real, ela não passa de uma campanha de marketing. Tanto Der Juli quanto Laura não existem!
O golpe publicitário só foi revelado no dia 20 de junho pela revista alemã Süddeutsche Zeitung que explicou que o vídeo é, na verdade, uma campanha de marketing viral feita pela Ordem dos Advogados alemã:
“O objetivo era atrair mais pessoas para escritórios de advocacia alemão, para que eles mesmos sejam informados sobre um possível divórcio e se protegerem legalmente por uma taxa.”
Os criadores do viral disseram também que todo o dinheiro arrecadado com o leilão das peças no eBay será entregue à entidades carentes!
Inspirados na vida real
É bem provável que os criadores dessa campanha devam ter se inspirado em um caso real ocorrido lá mesmo na Alemanha. Em 2007, um homem cortou a sua casa ao meio após se divorciar da esposa e – conforme relatou a agência de notícias Reuters – ao término da divisão, ainda levou a sua metade da casa embora com a ajuda de uma empilhadeira .
Conclusão
A notícia do alemão que dividiu todos os bens que juntou com a ex-namorada é falsa! Tudo não passou de uma campanha de marketing para conscientizar os jovens alemães para a busca de seus direitos em casos de separações.