Fotos
Um bebê ficou cego por causa de foto com flash?
É verdade que um bebê de 3 meses de idade ficou cego após um amigo da família tirar uma foto sua usando o flash da câmera?
A notícia apareceu na internet brasileira no dia 28 de julho de 2015 e afirma que uma criança teria ficado cega depois de um amigo da família ter tirado fotos com a câmera bem próxima do bebê e com o flash ativado!
O menino, de apenas 3 meses de idade, teria ficado cego do olho direito e perdido parte da visão do olho esquerdo e os médicos teriam afirmado que a causa da cegueira permanente se deveu à exposição ao flash da câmera.
Será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
Diversos sites de notícias publicaram esse triste incidente no dia 28 de julho com base em uma publicação feita no dia anterior no tabloide britânico Daily Mail (que, como já mostramos algumas vezes aqui no E-farsas, não preza pela averiguação das notícias).
O caderno de saúde do Portal IG, por exemplo, sequer cita nomes dos envolvidos, do médico que atendeu a ocorrência ou o país onde o problema teria ocorrido. Os redatores da matéria apenas citam como única fonte o Daily Mail e nada mais…
Telefone sem fio
Buscando pela origem dessa notícia no Daily Mail (que parece ter servido de fonte para todas as publicações ocidentais a respeito), podemos perceber que o tabloide também não dá muitas informações sobre o assunto, limitando-se a dizer que sua fonte seria uma postagem em um blog de notícias chines chamado People’s Daily Online que, por sua vez, diz que a notícia teria sido publicada no Guangming Daily e, igualmente, não dá maiores detalhes sobre o ocorrido.
O Guangming Daily também publicou algo que não viu e que não foi averiguar. Apenas “se inspirou” em uma publicação feita no site de notícias QQ e esse último (que também não quis se comprometer) cita como fonte outro site chinês chamado DAHE.
Ah! O DAHE também publicou “com informações de terceiros”. A fonte primária do DAHE teria sido a Henan TV, que também não dá nenhuma informação válida como o depoimento de algum especialista ou de algum parente envolvido.
Perceba que em nenhum momento desse disse-que-disse é mencionado o nome do hospital onde a criança teria sido atendida.
Partindo do princípio que esse bebê da fotografia tenha sido levado ao médico depois que os pais perceberam que ele estava com problemas de visão, algumas hipóteses podem ser levantadas aqui:
- O bebê pode ter ficado cego mesmo por causa do flash (pouco provável)
- O bebê pode ter ficado cego por causa de outro problema
- A família pode até saber o verdadeiro motivo da cegueira do menino, mas podem estar escondendo para proteger alguém
- Toda essa história foi inventada
Escolha uma das alternativas acima!
Flash faz mal para o bebê?
Não há nenhuma comprovação de que o flash faça mal aos olhos do bebê. Em entrevista ao site Bolsa de Mulher, o oftalmologista Bruno Guimarães Novaes, diretor medico do Hospital Oftalmológico Santa Beatriz, explicou que um estímulo intenso de luz como o flash acarreta incômodo visual e esses estímulos, quando repetitivos e próximos aos olhos, podem acarretar transtornos temporários a visão, no entanto – diz o doutor -, não há doença específica ou irreversível provocada pelo flash de luz da câmera.
Nessa reportagem de 2014 da Revista Crescer, Daniella Fairbanks, oftalmologista do Hospital São Luiz Itaim (SP), explica que – do ponto de vista médico e oftalmológico – o flash não traz nenhum dano aos olhos do bebê. Mas a luz forte pode assustar e incomodar o recém-nascido, diz a doutora.
Nessa outra matéria do site Gestação Bebê, especialistas explicam que o excesso de fotos com flash (tiradas repetidamente) podem causar danos à visão dos pequenos, mas isso só pode ocorrer se houver excessos (e não com apenas uma foto como teria acontecido com chinês da notícia)!
Tirar fotos com flash pode ajudar a detectar o retinobastoma, um tipo de câncer ocular que costuma afetar crianças ainda nos primeiros anos de vida.
Nos Estados Unidos, os oftalmologistas até incentivam os pais a fotografar seus filhos pequenos com o flash ligado!
Conclusão
Não há nenhuma prova de que essa notícia seja real! Tudo indica que houve um exagero na divulgação dos dados e, como quem conta um conto aumenta um pouco, muitos veículos de comunicação espalharam o boato sem sequer averiguar os fatos. E por falar em exagero, nem precisamos avisar que é prudente evitar os exageros na hora de tirar fotos dos pequenos com flash, né?