Um bebê nasceu no Vietnã segurando o DIU da mãe?
Será verdade que um bebê nasceu segurando o dispositivo intrauterino da mãe após método contraceptivo falhar?
A notícia surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na primeira semana de julho de 2020 e afirma que médicos de um hospital da cidade de Hai Phong, Vietnã, teriam sido surpreendidos com o nascimento de um bebê que saiu da barriga da mãe segurando o dispositivo intrauterino dela!
Juntamente com a notícia, algumas fotos compartilhadas mostram um lindo garotão recém-nascido segurando um DIU em uma das mãos. O dispositivo, que serve como contraceptivo, teria falhado e – por uma ironia – saído nas mãos do bebê no nascimento!
Será que essa história é real?
Verdade ou mentira?
Como já mostramos aqui no E-farsas em um caso semelhante a esse, ocorrido em abril de 2017, é impossível para um recém-nascido nascer segurando o DIU (ou qualquer outro objeto) porque não existe nenhuma forma do DIU entrar no saco amniótico.
No caso ocorrido em abril de 2017, a mãe do pequeno Dexter, Lucy Hellein, disse em entrevista os médicos sabiam que o DIU havia permanecido no útero durante toda a sua gravidez, mas que eles não conseguiram localizar o contraceptivo com os exames no pré-natal. O dispositivo foi encontrado atrás da placenta e removido durante a cirurgia do parto, sendo colocado na mão de seu bebê como uma brincadeira e, ao mesmo tempo, como um alerta para os riscos de uma possível gravidez com o uso do DIU.
Ou seja, a cena foi armada como uma zoeira, mas acabou caindo na net e fazendo enorme sucesso.
Agora, em julho de 2020, o caso se repetiu – só que dessa vez no Vietnã – e o médico colocou o dispositivo na mão do recém-nascido para então tirar a foto.
O fato aconteceu no dia 30 de junho de 2020, no Hospital Internacional Hai Phong e a publicação das imagens no perfil do hospital no Facebook conquistou mais de 3.000 comentários:
Em bé rất dũng cảm, phá tan phương pháp KHHGĐ của mẹ để gia nhập bằng được ‘’bể khổ’’ cùng nhân loại! 😅Thật tuyệt vời!#san2dkqthp#san2dakhoaquoctehaiphong#embedungcam#vongtranhthai
Posted by Khoa sản 2 – Bệnh viện đa khoa quốc tế Hải Phòng on Monday, June 29, 2020
“Após o parto, achei interessante ele segurar o dispositivo, então tirei uma foto. Nunca pensei que fosse receber tanta atenção”, disse o obstetra doutor Tran Viet Phuong em entrevistas.
Reflexo de recém-nascido
Um dos reflexos que todo recém-nascido deve ter é o de segurar com força o dedão (ou qualquer coisa que é colocado na sua mão). Chamado de “preensão palmar”, esse reflexo é mais consistente em bebês prematuros e persiste por cerca de 2 meses.
Certamente, ao colocar o DIU na mão do bebê, esse o agarrou com força, mas não há a menor possibilidade dele ter se desenvolvido no útero segurando o aparelho!
Gravidez com o DIU é raro, mas acontece
O obstetra Frederico Peret disse em entrevista ao site UAI que a taxa de falha do DIU é de 0,1% e varia um pouco de acordo com o modelo escolhido e, caso uma gravidez aconteça, a recomendação é retirá-lo desde que o dispositivo esteja acessível ao médico. Se não estiver, a orientação é não mexer, pois há risco de aborto ou de estimular o parto prematuro.
Conclusão
As fotos de um bebê segurando um DIU são reais e foram registradas em uma maternidade no Vietnã no final de junho de 2020. No entanto, o dispositivo foi colocado na mão do garoto pelo pediatra para tirar algumas fotos.