Crimes
Um chifre nasceu na cabeça de uma mulher que zombou de Nossa Srª Aparecida?
É verdade que uma mulher que zombou da Santa Padroeira do Brasil no dia de Nossa Senhora Aparecida foi castigada com um chifre em sua cabeça?
A notícia apareceu no dia 13 de outubro de 2017, um dia após as comemorações do dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil segundo os católicos. De acordo com o texto que foi bastante compartilhado nas redes sociais, uma mulher que mora na região de Aparecida (no interior de São Paulo) passou o dia da comemoração zombando dos peregrinos que passavam pela sua casa pedindo água!
A notícia ainda afirma que a mulher teria dito que os peregrinos iriam ganhar chifres por ficarem tantos dias fora de casa (e deixando as esposas sozinhas) para idolatrar “um pedaço de barro”.
No dia seguinte, a mulher teria começado a sentir fortes dores de cabeça, quando descobriu que em sua testa havia começado a nascer um enorme chifre!
Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Verdade ou farsa?
Como podemos notar, o nome da mulher não é mencionado em nenhum momento. Também não há nenhuma informação sobre o hospital e/ou dos médicos que atenderam a ocorrência!
Os sites que publicaram essa notícia são os mesmos de sempre, já citados aqui no E-farsas, por disseminarem fake news. Nenhum jornal de grande circulação publicou algo a respeito. Nem jornais locais de Aparecida souberam do ocorrido.
As fotos
Se a história é falsa, como explicar essas fotos de uma mulher com chifre?
Essa não é a primeira vez que casos de chifres em humanos são relatados pela medicina. Explicamos aqui no E-farsas, em 2013, a notícia verdadeira da chinesa Zhang Ruifang, que já tinha 103 anos na época e sofria de uma disfunção conhecida como Cutaneum cornu:
Na verdade, esse “chifres” são compostos de queratina compactada (o mesmo material das suas unhas, por exemplo) e sua remoção pode ser feita através de cirurgia (apesar da retirada não resolver o problema, que pode tornar a ocorrer).
Podemos ver a mesma mulher usada para “ilustrar” a “notícia” em uma publicação de 2010 no excelente Diário de Biologia. Uma busca reversa por essas fotografias nos mostra que elas já circulam pela web desde, pelo menos, 2009. Portanto, não pode ser a mesma mulher!
Conclusão
A notícia da mulher que teria sido castigada com o nascimento de um chifre em sua cabeça por ter zombado de Nossa Senhora Aparecida é falsa!