Um flamenguista fanático ofereceu uma noite com sua esposa em troca de um ingresso?
É verdade que um torcedor inveterado do Flamengo ofereceu no Twitter uma noite com a sua esposa em troca de um ingresso para o jogo de futebol do seu time?
A notícia apareceu em sites e blogs na segunda semana de maio de 2018 e rapidamente se espalhou também através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, um homem de 42 anos e torcedor fanático do Flamengo teria postado em seu perfil do Twitter uma mensagem oferecendo uma noite de amor com a sua esposa para quem lhe der ingressos para ver o seu time de coração em campo.
Desempregado há meses, o flamenguista impôs algumas regras para o “concurso”, como a que vascaínos e corintianos não podem participar devido à rivalidade entre esses times e o seu. Questionado se ele não tem ciúmes da esposa (de 23 anos), o homem teria afirmado que ela aceitou participar, pois também é flamenguista e vai com ele aos jogos.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
A falta de dados que nos ajude a verificar essa notícia levanta a primeira bandeira vermelha sobre a veracidade dela.
- Qual é o nome do homem que ofereceu a esposa em troca de ingressos?
- Qual é o perfil dele no Twitter?
- Cadê o link da suposta oferta?
A falta de data também nos deixa com (mais) um pé atrás. Como já falamos inúmeras vezes, as chances de uma fake news voltar a circular novamente ano após ano aumentam, já que quem lê uma história assim pela primeira vez pode achar que se trata de uma “notícia fresca”.
Uma busca nos principais jornais (do país e do Rio de Janeiro, estado onde o Clube de Regatas do Flamengo foi fundado) não retorna nada. Apenas em sites e blogs que somente copiaram a mesma “notícia”.
Origens
Tudo começou em uma publicação feita no site O Detetive que, como já falamos em outras oportunidades aqui no E-farsas, é especializado em inventar e disseminar notícias falsas pela web. Poucas horas depois (já no dia , outros sites começaram a republicar a “notícia”, como o site Os Cabeças da Notícia, que acrescentou mais algumas regras ao “concurso” por conta própria.
Como quem conta um conto aumenta um ponto, o blog Cabeças da Notícia incluiu a regra proibindo a participação de torcedores do São Paulo:
As fotos usadas na fake news
Se essa história é falsa, quem são as pessoas da foto?
Quem inventou essa fake news usou duas fotos achadas na web e as juntou para dar a falsa impressão de que eles formam um casal de flamenguistas. A fotografia do homem, na verdade, foi tirada de uma reportagem de dezembro de 2016, de um bar de uma palmeirense que acabou virando o reduto de torcedores do Flamengo graças ao marido da proprietária. Na matéria podemos ver a esposa do flamenguista e perceber que ela não se parece com a moça da foto que espalharam por aí.
Já a foto da suposta esposa que seria trocada por ingressos é de uma flamenguista que nada tem a ver com essa fake news:
Conclusão
A notícia afirmando que um flamenguista estaria trocando uma noite com a sua esposa por convites para assistir ao seu time no estádio é falsa!