Animais
A vinheta da MGM foi feita com o leão amarrado em uma cama?
Será verdadeira a foto do leão do logotipo dos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer amarrado para fazer a famosa vinheta de abertura dos filmes da MGM?
Essa imagem apareceu nas redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2016 e mostra o que seria o outro lado do famoso logotipo da MGM usado nas aberturas dos filmes produzidos por ela.
Nela, podemos ver um leão todo amarrado e com a cabeça enfiada em um buraco, que teria sido a única forma de fazer com que o animal posasse para o vídeo e para as fotos!
Será que essa foto é verdadeira ou falsa?
A foto, que parece ter surgido em março de 2015, é falsa!
Na verdade, essa é uma montagem feita em cima de uma fotografia de 2005, do leão Sansão quando foi submetido a uma tomografia computadorizada. O bicho havia ficado doente no zoológico onde vivia, em Israel, mas passou por uma cirurgia de 9 horas no cérebro e ficou bem.
Na época, o especialista neurológico veterinário da Universidade Hebraica de Jerusalém, Merav Shamir, diagnosticou que Sansão estava sofrendo de uma lesão na parte posterior de seu crânio – uma condição causada por deficiência de vitamina A, que até então havia matado todos os outros leões que tiveram essa mesma doença.
A foto original é essa:
A famosa introdução da MGM
A vinheta de abertura da MGM, pra quem não se lembra, é essa:
E ela foi feita de uma maneira muito mais perigosa, com a câmera filmando o animal frente-a-frente, sem quase nenhuma proteção:
Nesse blog podemos ver outras fotos dos bastidores da gravação dessa vinheta!
Há algumas lendas a respeito dessas gravações afirmando que um dos treinadores foi morto por um dos leões durante as gravações dessa introdução! Nada confirmado…
Conclusão
A foto que mostra o leão da MGM amarrado para gravar a vinheta da companhia é falsa!