Um menino indiano previu o coronavírus meses antes da pandemia?
Jovem astrólogo indiano chamado Abhigya Anand, de 14 anos de idade, teria previsto em agosto de 2019 a pandemia do coronavírus! Será verdade?
A história ganhou fama nas redes sociais e em diversos sites e blogs na segunda quinzena de junho de 2020 e revela uma previsão que o jovem astrólogo teria feito em agosto de 2019 sobre a pandemia do coronavírus no mundo todo!
O menino, de acordo com o que se espalhou, é o aluno mais jovem a terminar os estudos sobre uma doutrina antiga de uma cultura hindu chamada Vastu Shastra, além de ser pós-graduado em Microbiologia Aiurvédica. Mas ele ficou conhecido mesmo em junho de 2020, quando acharam um vídeo dele de agosto de 2019, onde Anand teria afirmado que o coronavírus iria se espalhar pelo mundo em 2020, mas que a pandemia iria acabar em setembro.
Será que isso é verdade ou mentira?
Fizemos um vídeo para o nosso canal no YouTube com um resumão do que apuramos desse caso! Clique no player abaixo para assistir na íntegra:
Analisando o vídeo publicado pelo astrólogo indiano, comprovamos que ele menciona, por volta dos 10 minutos de vídeo a possibilidade de uma doença no final de 2019 e começo de 2020, mas só que ele não cita o coronavírus especificamente e afirma que a cura para essa possível doença é o consumo de vegetais.
Além disso, o “vidente” faz outras previsões em seu vídeo, como a Terceira Guerra Mundial, por exemplo e essas previsões – ainda bem – não ocorreram.
Viés de confirmação
É curioso que ninguém ligou para todas as outras previsões erradas. Apenas focaram na previsão que ele passou perto (como se ele tivesse acertado em cheio). Esse erro é um tipo de bug que temos em nossos cérebros, chamado viés de confirmação.
Em um ensaio publicado por Javier Armentia Fructuoso, Astrofísico e Diretor do Planetário de Pamplona, na Espanha, é explicado que a astrologia “estabelece afirmações vagas para ser consumida de forma personalizada e quem consome esse tipo de pseudociência se adapta à sua própria percepção“.
A astrologia, como foi muito bem apontado pelo astrofísico, se aproveita do viés de confirmação que leva o cliente a “lembrar o que funcionou e minimizar os erros”.
Já fizemos um vídeo sobre viés de confirmação, um fenômeno da nossa mente que foca apenas naquilo em que queremos acreditar para provar um ponto:
A única menção que ele faz à doença (ou “às doenças”) no vídeo de 20 minutos é que ela será registrada especialmente na Índia. O resto do vídeo é cheio de frases com previsões genéricas, bem típico da astrologia.
Abhigya Anand também disse em seu vídeo que entre novembro de 2019 e abril de 2020 uma guerra entre os Estados Unidos e o Irã começaria com “99%” de segurança. Além de uma guerra entre a Índia e o Paquistão. Ainda bem que ele tava errado, porque nada disso aconteceu.
Previsão falha também no preço do petróleo
Ah! O menino também previu que por causa dessas guerras, o preço do petróleo iria subir rapidamente, mas apesar do preço do barril de petróleo ter subido um pouco no começo de 2020, o valor passou de US $ 68,71 em janeiro para US $ 19,5 em abril. Uma queda de US $ 50. Pra piorar ainda mais, o petróleo acabou sendo negociado a um preço negativo no dia 20 de abril de 2020. Coisa que o rapazinho nunca previu (e acho que nenhum economista também).
O menino vidente também erra ao afirmar que a Índia seria o principal afetado pela doença, visto que o país mais afetado em número de casos e óbitos são os Estados Unidos com quase 2 milhões de casos.
Revisão em um vídeo posterior não cita a doença
Uma semana depois, o garoto publicou outro vídeo com soluções para evitar as catástrofes que ocorreriam entre novembro de 2019 e abril de 2020. Mas ele não cita nenhuma doença nesse vídeo, mostrando que talvez isso não seja tão importante (ou que ele esqueceu da própria previsão).
A verdade mesmo é que além do Átila Iamarino ninguém previu que o mundo seria tomado pelo coronavírus. Astrólogos de renome, como o brasileiro João Bidu, por exemplo, previu que 2020 seria um ano bem leve e depois teve que pedir desculpas, explicando que o Sol havia traído ele!
Conclusão
Em resumo, o jovem que aparece em vídeo postado em agosto de 2019 não previu o coronavírus. Ele apenas jogou uma série de previsões genéricas em um vídeo de 20 minutos e por coincidência acabou acertando uma de várias. Num vídeo gravado na semana seguinte, o rapaz sequer menciona doenças dentre suas previsões! Sempre lembrando: O paranormal não existe!