Animais
Um ovo de dinossauro chocou no museu da Alemanha?
É verdade que um ovo de dinossauro de 100 milhões de anos chocou no Museu de História Natural de Berlim após problemas no sistema de aquecimento do local?
A notícia apareceu me diversos blogs na segunda semana de janeiro de 2016 e foi parar no nosso grupo do Facebook. De acordo com a reportagem, um mau funcionamento no sistema de aquecimento do museu fez com que a temperatura do local aumentasse e um ovo de gasossauro – que estava em uma sala próxima à caldeira – acabou eclodindo, dando à luz um filhote de 100 milhões de anos!
O texto ainda afirma que o animal do período jurássico pesa cerca de 11 quilos e mede 41 centímetros de altura.
Será que essa notícia é real? Tem até foto pra confirmar!
Verdadeiro ou falso?
A notícia, que não é datada, circula desde março de 2014 e é falsa!
A e-farsa surgiu em uma publicação feita no site humorístico de língua inglesa World News Daily. Como eles não deixam muito claro que se trata de um site de humor, muitas pessoas acabam acreditando nas brincadeiras que eles postam lá e compartilham como se fosse tudo verdade.
Já pesquisamos aqui no E-farsas diversas notícias falsas que nasceram no World News Daily como, por exemplo, a dizia que a Igreja de Satã estava comemorando o nascimento do Anticristo e a que afirmava que um indiano havia entrado para o livro dos recordes aos 179 anos de idade!
Aqui nesse link podemos ver outras notícias humorísticas criadas pelo World News Daily que já foram pesquisadas por nós.
A foto usada no boato
Conforme foi apurado pelos atentos membros do nosso grupo no Facebook, a fotografia usada para a criação dessa notícia falsa foi tirada de uma conta do Flickr. A imagem foi publicada em maio de 2006 e é apenas uma arte conceitual de como seria um “filhotessauro”!
Fizemos mais uma busca na web sobre as demais fotos que foram publicadas nesse mesmo perfil do Flickr e descobrimos que o simpático filhote de dinossauro é uma escultura encomendada pela revista National Geographic em maio de 1996.
Conclusão
Como você já deve ter imaginado, essa história era muito boa pra ser verdade, né?