Connect with us

E-farsas

Um robô sul-coreano cometeu suicídio após excesso de trabalho?

Acidentes

Um robô sul-coreano cometeu suicídio após excesso de trabalho?

Um robô sul-coreano cometeu suicídio após excesso de trabalho?

Publicações afirmam que o robô teria se jogado deliberadamente em uma escada devido ao excesso de trabalho, se tornando o primeiro robô a tirar a própria vida! Será mesmo?

A notícia surgiu na segunda quinzena de dezembro de 2024, sendo bastante compartilhada nas redes sociais. Segundo o que foi disseminado, um robô teria ficado aborrecido por estar trabalhando demais e, por decisão própria, se jogou escada abaixo para dar fim a sua vida. Com isso, este seria o primeiro robô da história a cometer suicídio!

Será que isso é verdade mesmo?

Texto de uma das versões compartilhadas em dezembro de 2024: “Um robô foi encontrado no fundo de uma escada, gerando especulações de que ele se atirou deliberadamente. A suspeita de suicídio no local de trabalho levou os especialistas a questionar se a peça de tecnologia poderia sentir emoções. O ciborgue, que parecia uma lixeira branca com uma tela na lateral, foi projetado para entregar documentos aos moradores. No entanto, ele acabou aparentemente com sua ‘vida’ ao se jogar de uma escada após queimar um fusível enquanto trabalhava duro para o Conselho Municipal de Gumi e sofrer um colapso emocional. Se estiver correto, foi o primeiro caso de suicídio de robô.” (Foto: reprodução/Instagram)

Verdade ou mentira?

Apesar do assunto viralizar em dezembro de 2024, o incidente ocorreu 6 meses antes, na cidade de Gumi, localizada na província de Gyeongsang do Norte – Coreia do Sul -, quando um robô da empresa Bear Robotics foi encontrado despedaçado no final de um lance de escadas. O caso foi revelado pelo Conselho Municipal, onde o robô trabalhava como supervisor e morreu após queda de cerca de 2 metros de altura.

Sim, ele era um funcionário público e trabalhava diariamente das 9 às 18h, tendo até o seu próprio cartão de ponto!

Segundo relatório do conselho, a função do robô era entregar documentos entre os funcionários que trabalham entre o primeiro e o quarto andares do prédio onde está localizada a Prefeitura de Gumi. Ele foi primeiro robô a ser usado dessa maneira, nomeado pela prefeitura em outubro de 2023 como parte de um esforço do Estado para minimizar a carga de trabalho dos sul-coreanos de carne e osso.

Apesar de algumas testemunhas terem afirmado que o equipamento parecia “confuso e desorientado” antes de sua queda, dando a impressão de que ele estaria “triste” ou “fora de si” e “decidido a se matar”, o mais provável é que tenha ocorrido uma falha técnica no seu sistema de navegação que não foi corrigida a tempo, o impedindo de detectar as escadas.

Hipótese mais aceita entre especialistas é a de que o robô tenha sofrido alguma pane e tenha caído antes de autocorrigir! (foto: Divulgação)

Caso o equipamento quisesse se autodestruir de fato – o que, definitivamente, não há como ocorrer em seres sem consciência – teria se jogado do andar mais alto e não ficar andando em círculos próximo a uma escada no segundo andar. O acidente se parece muito com casos ocorridos com humanos que escorregam e caem de pequenas alturas.

Na ocasião, a Bears Robotics, fabricante do robô, havia recolhido os “restos mortais” do treco para iniciar uma investigação sobre o que pode ter ocorrido e não encontramos desdobramentos posteriores sobre o caso.

Rumor semelhante

Essa não foi a primeira vez que uma falha de sistema gerou rumores de suicídio de robôs. Em 2017, um  robô de segurança da empresa Knightscope se afogou ao aparentemente se jogar em uma fonte num conjunto de escritórios, em Washington (EUA). Apesar do incidente se espalhar na época como o primeiro caso de suicídio robótico, investigações posteriores analisaram a caixa-preta do robô e descobriram que o acidente não foi causado por suicídio, mas por derrapagem em uma superfície de tijolos soltos próximos à fonte. A fabricante mostrou que o algorítimo do equipamento não soube lidar com esse tipo de terreno e não se adaptou a tempo para não cair.

Conclusão

É verdade que um robô, funcionário da prefeitura de uma cidade chinesa, parou de funcionar após cair em uma escada. No entanto, não há nenhum indício de que ele tenha se jogado propositalmente para se matar!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Acidentes

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top