Um zelador construiu um veículo usando um soprador de folhas e um guarda-chuva?
Circula nas redes sociais e em inúmeros veículos internacionais de comunicação a história de um zelador que teria construído um veículo movido a soprador de folhas e um guarda-chuva. Sim, isso mesmo que vocês leram.
Essa história começou através do perfil de um suposto zelador chamado Brian Edward Kahrs, 57 anos, no Facebook, que rapidamente foi procurado (ou procurou) pela Storyful, uma subsdiária de mídia social da News Corp, que por sua vez é um dos maiores conglomerados de mídia do mundo. A Storyful basicamente gerencia o licenciamento de vídeos virais para grandes veículos utilizarem o conteúdo produzido por terceiros sem maiores dores de cabeça.
Somente a publicação de Brian já lhe rendeu cerca de 10 mil compartilhamentos desde o dia 14 de outubro de 2020 (arquivo):
Confira também o vídeo em questão que foi publicado pelo canal “Storyful Rights Management”, no YouTube:
A Amplificação por Parte da Mídia Internacional
Esse número de compartilhamentos é ínfimo se comparado a quantidade de veículos internacionais de comunicação que amplificaram essa história. Como exemplo podemos citar o Yahoo News UK, Daily Mail, NYPost, Digg, LADbible, ABC News, FOX News, e MSN. Interessante destacar que praticamente todos os sites disseminaram a mesma narrativa que partiu do Storyful.
Sem nenhuma verificação de fatos.
Entretanto, será que estamos realmente diante de um zelador? O veículo é realmente movido por um soprador de folhas e um guarda-chuva? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Em primeiro lugar, não estamos exatamente diante de um zelador, mas de um ator e modelo norte-americano chamado Brian Edward Kahrs. Em segundo lugar, sua invenção é uma fraude, porque seu veículo é basicamente um skate elétrico acoplado a um balde. O soprador de folhas está desligado e o guarda-chuva serve para reduzir sua velocidade em vez de impulsioná-lo.
Os Detalhes que Mostram que Estamos Diante de uma Farsa
No início do seu vídeo, Brian aparece desmontando um balde com rodinhas e, após uma sequência de cortes, ele aparece sentado no balde segurando um soprador de folhas e um guarda-chuva. Aqueles que forem mais atentos, logo perceberão o primeiro problema: o fundo do balde, assim como as rodinhas, foram substituídos por um skate elétrico:
Em outros pontos do vídeo é possível notar que há uma bateria embaixo o skate, que é extremamente comum e necessária para o funcionamento do equipamento.
Outro detalhe é que tais equipamentos também vêm acompanhado de um controle remoto, que Brian está segurando com a mão direita:
Outro detalhe é que o modelo de soprador de folhas (TB180B) utilizado por Brian é elétrico e funciona por cabo, ou seja, é ligado na tomada (não funciona através de bateria)! Portanto, o soprador de folhas sequer está ligado! Diga-se de passagem, Brian apenas simula dar a partida no motor através de um cabo.
Confiram abaixo uma rápida resenha sobre o aparelho, assim como ele funciona (em inglês):
Nesse ponto, algumas pessoas podem questionar o som emitido pelo soprador que escutamos no vídeo. Tudo indica que ele foi adicionado posteriormente para dar a impressão que Brian ligou o aparelho e o utilizou durante a filmagem.
A Comemoração de Brian em seu Perfil no Facebook
Alheio a qualquer crítica, Brian vem comemorando a amplificação do vídeo por parte da imprensa internacional. Desde o dia 14 de outubro ele vem compartilhando notícias que foram ventiladas pela mídia sobre o seu “incrível” feito (1,2,3,4). Aliás, ele alegou ter sido recentemente entrevistado por programas de TV.
Enfim, Brian conseguiu seus cinco minutos de fama e, caso você tenha acreditado nele, você foi enganado!
Conclusão
Falso! Em primeiro lugar, não estamos exatamente diante de um zelador, mas de um ator e modelo norte-americano chamado Brian Edward Kahrs. Em segundo lugar, sua invenção é uma fraude, porque seu veículo é basicamente um skate elétrico acoplado a um balde. O soprador de folhas está desligado e o guarda-chuva serve para reduzir sua velocidade em vez de impulsioná-lo.
Interessante destacar que nesse caso as pessoas não foram enganadas apenas pelo Brian, mas por todos os veículos que disseminaram esse vídeo, assim como a narrativa a ele associada, sem informar corretamente os usuários. Enfim, mais uma vez vemos aqueles que deveriam combater a desinformação ajudando a propagá-la.