Falso
Uma atriz de Harry Potter reviveu com água benta? Milagre?
Será verdade que a atriz Lucy Hussey-Bergonzi ressuscitou de uma morte cerebral após o padre lhe batizar com água benta? Seria esse um milagre?
A notícia fez sucesso na web, sobretudo em páginas ligadas à religião, no final de março de 2017. De acordo com a reportagem, Lucy Hussey-Bergonzi, atriz que participou das gravações de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, sofreu uma hemorragia cerebral e os médicos a mantiveram por meio de aparelhos durante cinco dias.
Após uma equipe de cirurgiões realizar duas operações na moça, mas os médicos avisaram aos pais de Lucy que que esse problema é geralmente fatal e que era preciso reunir a família para dizer “adeus” à filha.
Segundo o que diz na reportagem, a mãe da menina resolveu pedir para que um padre a batizasse segundo o rito católico.
Acontece que, durante a cerimônia, o padre derramou algumas gotas de água benta sobre a cabeça da menina e ela milagrosamente teria saído do coma!
Será que essa notícia é real?
Verdade ou farsa?
Apesar de muitas páginas estarem publicando isso como um milagre, não foi bem assim que tudo aconteceu!
A notícia que se espalhou em 2017 é, na verdade, de 2009. Foi em fevereiro daquele ano que a jovem Lucy deu entrada no Great Ormond Street Hospital com o diagnóstico de malformação arteriovenosa – que resultou em uma enorme hemorragia em seu cérebro – e rapidamente foi “entubada”. Uma equipe médica realizou duas cirurgias na cabeça da menina.
Ela estava em observação, mas pessoas com hemorragias desse tipo tem poucas chances de vida quando não são diagnosticadas e operadas rapidamente. Isso não quer dizer que todo mundo que tiver nessas condições vai morrer! Algumas pessoas sobrevivem…
Nos Estados Unidos, por exemplo, um menino de 12 anos de idade chamado Dale Ostrander retornou à vida depois de ficar vários minutos debaixo d’água! De acordo com relatos, os socorristas já tinham perdido a esperança e após passar um dia em coma (e ter sido atendido pelos médicos), o jovem Dale acordou e continuou sua vida completamente saudável novamente.
Outros exemplos de “milagres” como esse podem ser achados em Moçambique, onde há centenas de casos de milagres da “volta dos mortos”.
Voltando à Lucy Hussey-Bergonzi, o caso dela ficou famoso porque ela era bastante conhecida na época, mas é claro que a contribuição dos médicos para o milagre foi grande!
O ruim disso tudo é que ela não sarou completamente como o alegado milagre afirma (milagre esse que, aliás, não é reconhecido pela Igreja Católica). Publicações feitas em 2011 (as mais recentes a respeito desse caso) davam conta de que Lucy ainda estava se recuperando lentamente. Na ocasião (2 anos após o “milagre”) ela ainda sofria de fortes dores de cabeça e de uma dormência no lado direito de seu corpo.
Conclusão
Cada um acredita naquilo que bem entender, mas nesse caso, o papel dos médicos na recuperação da menina teve papel decisivo!