Uma empresa conseguiu trazer de volta uma espécie extinta de lobos?
É verdade que a empresa Colossal Biosciences conseguiu recriar a espécie lobo-terrível, extinta há mais de 10 mil anos, a partir de seu DNA?
A notícia surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs na primeira semana de abril de 2025, compartilhado também em grupos de WhatsApp e do Telegram. Segundo o que se espalhou, a empresa Colossal Biosciences teria conseguido desextinguir uma espécie de lobos extinta há mais de 10 mil anos. O processo teria envolvido clonagens feitas a partir de traços de DNA encontrados em restos mortais desses bichos, dando vida novamente aos lobos-terríveis.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Empresa teria recriado o extinto lobo-terrível a partir de seu DNA! Será verdade? (foto: Divulgação/Colossal Biosciences)
Verdade ou mentira?
No dia 7 de abril de 2025, uma empresa chamada Colossal Biosciences anunciou ter revivido uma espécie extinta mais de 10.000 anos – o lobo-terrível. Ela afirma que três filhotes nascidos recentemente são lobos terríveis, mas a verdade mesmo é que eles são lobos cinzentos que passaram por algumas edições genéticas apenas para deixá-los parecidos com o lobo-terrível.
Dois filhotes machos nasceram em outubro de 2024 e uma fêmea nasceu em janeiro de 2025, de acordo com Beth Shapiro, porta-voz da Colossal. Ela afirmou também à imprensa que sua equipe sequenciou o genoma completo do lobo-terrível e em breve o divulgará ao público. No entanto, é preciso explicar aqui que as duas espécies compartilham apenas 99,5% de seu DNA e, como o genoma do lobo-cinzento tem cerca de 2,4 bilhões de pares de bases, o que parece pouco são, na verdade, milhões de pares de bases de diferenças entre eles.
Em entrevista à revista News Scientist, Shapiro disse que fez apenas 20 edições genéticas no DNA do lobo-cinzento para torná-lo mais parecido com o lobo-terrível, 5 dessas mutações são conhecidas por produzir pelagens claras em lobos cinzentos e as outras 15 alterações foram feitas para deixar os bichinhos maiores e mais fortes (uma dessas mutações é específica para mudar o formato das orelhas).
A empresa ainda afirmou que ainda levará cerca de um ano para se saber se as alterações foram satisfatórias ou não e que os animais estão sendo criados em uma reserva, onde estão sendo observados e cuidados.
Conclusão
É errado afirmar que uma empresa recriou lobos que estavam extintos há mais de 10 mil anos! A Colossal Biosciences explicou que modificou o genoma de lobos-cinzentos para deixá-los mais parecidos com o extinto lobo-terrível!
