Uma faculdade paulista usou fotos de ministros do STF como maus exemplos em outdoor?
É verdade que a UNIPEP fez uma propaganda em um outdoor no centro de Sorocaba usando ministros do STF como maus exemplos?
A notícia, acompanhada de foto, começou a ser compartilhada nas redes sociais no final de agosto de 2019 e conseguiu muitos compartilhamentos. De acordo com o texto, uma faculdade de Sorocaba (SP) teria usado a imagem de ministros do Supremo Tribunal Federal em um outdoor no centro da cidade dando a entender que os ministros não sabem o que fazem e para evitar isso, segundo o que diz na propaganda, é recomendado fazer o curso de direito na universidade INIPEP.
A foto compartilhada com a notícia mostra um outdoor com os rostos dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes – ao lado dos seguintes dizeres:
“Não pague mico! Não seja como um Ministro do STF, saiba o que está fazendo! Estude Direito na UNIPEP”
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Todas as publicações feitas nas redes sociais sobre o assunto apontaram uma postagem do site Otarionista como fonte. Como já mostramos aqui no E-farsas no caso da fake news envolvendo a deputada Maria do Rosário, o Otarionista é um site humorístico, mas isso não impediu que muita gente saísse espalhando essa história como se fosse real.
Quanto à UNIPEP, não encontramos essa faculdade em Sorocaba e tampouco em qualquer outra cidade.
A foto usada na “notícia”
A imagem usada para ilustrar a notícia falsa é uma montagem feita em cima da foto do site de uma empresa de mídia localizada na cidade de Contenda (PR). Compare as duas imagens abaixo:
Atualização 02/09/2019
Vários leitores nos alertaram que, na publicação original, a universidade citada era a UNIPEC. Essa instituição existe e se manifestou através de uma nota em seu perfil no Facebook, explicando que não tem nada a ver com essa fake news:
Posted by Unipec on Friday, August 30, 2019
Conclusão
A notícia afirmando que uma faculdade teria usado fotos de ministros do STF em um outdoor como mau exemplo é falsa!