Connect with us

E-farsas

Uma menina palestina foi bombardeada 3 vezes no conflito Israel-Hamas? 

Falso

Uma menina palestina foi bombardeada 3 vezes no conflito Israel-Hamas? 

Fotos de uma mesma menina em 3 locais diferentes denunciam suposta farsa na guerra na Faixa de Gaza, mas será que isso é verdade ou mentira?

A colagem de fotos começou a se espalhar na segunda quinzena de outubro de 2023 por meio de grupos de WhatsApp, além de ser compartilhado nas redes sociais, e mostra uma criança em três posições diferentes, sendo carregada por 3 pessoas distintas: um homem usando um capacete branco, outro de camisa amarela e, na terceira foto, um homem de camisa xadrez e de óculos.

Conforme o texto que acompanha a imagem, essa seria uma prova de que o conflito entre Israel e o grupo Hamas é falso!

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Essa menina palestina está tendo um azar danado… foi bombardeada 3 vezes num espaço de tempo tão curto que não conseguiu sequer trocar de roupa entre uma bomba e outra… tadinha” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A guerra da desinformação tem acompanhado os conflitos entre os povos desde sempre. O jogo de disseminação de mentiras é jogado sempre por ambos os lados e agora, com a popularização das redes sociais, as notícias falsas passaram a circular com maior velocidade e com alcance nunca vistos.

No caso dessa imagem que se espalhou em outubro de 2023, uma busca reversa mostra que ela já circula desde 2016 e que já tinha sido usada como material de desinformação desde então.

Na época, a imagem copiada do site persa de notícias Tasnim News se espalhou como sendo uma prova de que os conflitos ocorridos na Síria eram falsos.

Em agosto de 2019, quando a colagem de fotos voltou a ser compartilhada, vários sites de checagem de fatos desmentiram a alegação de que a mesma criança teria sido bombardeada 3 vezes em locais diferentes. A verdade é que as fotos foram tiradas pelo fotojornalista Ameer al- Halabi, a serviço da agência de notícias francesa Agence France-Presse (AFP), após um atentado bombista na cidade síria de Alepo, no dia 27 de agosto de 2016.

Algumas das fotografias tiradas por Ameer mostram o momento do resgate da criança de outro ângulo:

Foto: Reprodução – Ameer al- Halabi/AFP

A agência de checagem francesa Factuel verificou que o fotojornalista tirou 16 imagens em um intervalo de tempo de um minuto e doze segundos. Entre as fotos estão poses da menina sendo entregue para 3 homens diferentes.

O momento do resgate também foi registrado pelo fotógrafo Abdalrhman Ismail, da agência Reuters:

“Homem carrega uma menina que sobreviveu aos ataques aéreos duplos no bairro rebelde de Bab a-Nairab, Alepo, Síria, em 27 de agosto de 2016” (foto: Reprodução/Reuters).

 Conclusão

Não é verdade que uma menina palestina foi bombardeada 3 vezes em locais diferentes em outubro de 2023! A colagem de fotos circula desde 2016 e foi feita com fotos tiradas durante um resgate ocorrido na Síria, em agosto daquele ano!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top