Crimes
Uma quadrilha internacional está roubando crianças no Brasil?
Será verdadeiro o alerta espalhado pelas redes sociais sobre a existência de uma quadrilha internacional que está roubando crianças aqui no Brasil?
A notícia apareceu em vários sites na primeira semana de julho de 2017 e se espalhou através das redes sociais. De acordo com o alerta, um quadrilha internacional estaria sequestrando crianças em vários estados brasileiros, sobretudo no Paraná, usando um carro preto!
O texto ainda afirma que a região sul do país é o local preferido dos bandidos, pois lá existe uma predominância de crianças brancas, loiras e de olhos claros (que seria o biotipo mais parecido com o do europeu)!
Algumas das crianças raptadas, segundo o alerta, são usadas em rituais de magia negra e no tráfico de órgãos, enquanto outras são encaminhadas para adoção (de forma clandestina) no exterior!
O texto termina com uma dica importante: Nunca deixe seus filhos sem a companhia de um responsável!
Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?
Verdade ou farsa?
Antes de começarmos a examinar essa história, é bom que fique claro que, seja lá a conclusão que chegarmos aqui, nunca deixe seus filhos sem a companhia de um responsável, ok?
Agora, vamos à nossa análise:
O texto alarmista foi publicado no site já conhecido aqui no E-farsas por disseminar notícias falsas, o Sociedade Oculta, no dia 03 de julho de 2017. Só por isso, já precisamos ficar com um pé atrás…
O autor desse alerta se baseou em um caso real para criar esse boato, o do menino Brayan Raab Fonseca, de 2 anos de idade, que desapareceu enquanto brincava com o seu cachorrinho, no quintal da chácara da família – em Curitiba (PR).
Essa tática de se misturar dados reais para trazer mais credibilidade para o fake news é uma das características de um boato digital.
Apuramos no site Desaparecidos do Brasil que a informação sobre o estado do Paraná ser o que mais sofre com crianças desaparecidas é mentira. Como você pode ver, o Paraná está em sexto lugar, com 26 desaparecidos. O estado com maior numero de crianças desaparecidas é o Rio de Janeiro com 110, seguido de Minas Gerais, com 88 crianças.
Não encontramos em nenhum site dados que confirmem um aumento no número de crianças desaparecidas. O jornal curitibano Gazeta do Povo explica que esses números podem ser até menores, visto que a maioria das famílias não dá baixa no boletim de ocorrência quando a criança é encontrada.
Pedido de desculpas
No dia 05 de junho de 2017, o próprio site Sociedade Oculta publicou uma nota se desculpando pelo “deslize” e explicou que:
“[…]Desta forma fica esclarecido que conforme informações seguras não esta (sic) havendo tráfico de crianças no Brasil, porem (sic) temos que ficar atentos a nossas crianças.[…]“
Conclusão
O alerta sobre uma quadrilha internacional de sequestradores de crianças atuando no Paraná e no resto do Brasil é falsa!