Animais
Vídeo de dinossauro vaza em filme da KGB
Um filme antigo da KGB mostra o que parece ser um remanescente de uma espécie de dinossauro há muitos anos extinta. Mas será que o filme é real?
Em agosto de 2012, sites e blogs publicaram um vídeo intrigante que teria vazado de arquivos confidenciais do governo da Rússia e mostra – em preto e branco um dinossauro correndo em algum campo da Rússia, vivinho da silva!
De acordo com o artigo publicado pelo Examiner, o bicho faz parte da extinta espécie de avestruz do período Cretáceo chamada de Ornithomimosauria e o filme teria chegado ao conhecimento público graças ao trabalho de espionagem do criador do criador do Wikileaks, o Sr. Julian Assange.
O Texto
O texto publicado junto com o filminho diz [mais ou menos] o seguinte:
“Sr. Julian Assange, do Wikileaks fundador e CEO no exílio, arriscou a própria vida para nos trazer este filme extraordinário de um Ornithomimosauria[…] Datada de cerca de 1967 e acredita-se ter sido capturado por um ex-URSS da força expedicionária militar na África do Sul, foi entregue a Moscou e realizada por muitos anos em um fortemente vigiado “segredo de Estado” […]” – (com tradução feita pelo Google Translate)
Assista ao vídeo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:
[iframe: width=”560″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/kvmWOKMpFZ0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]
Verdadeiro ou falso?
Como já imaginávamos, o vídeo é falso!
Como já mostramos várias vezes aqui no E-farsas, essa história possui algumas das características de um bom hoax:
- O fato teria acontecido bem longe. Assim fica difícil de se pesquisar a veracidade do assunto
- Possui tom conspiratório. O fato era um segredo de estado e “vazou” na web
- Trata de um assunto fantástico, que atraia muitos leitores
- Usa nomes de pessoas conhecidas e de empresas e/ou do governo
Com a ajuda da jornalista Paolla Arnoni e do Designer Gráfico Rodrigo Hortenciano (o @NaboMan), ficamos sabendo que o vídeo é, na verdade, uma montagem feita com um trecho do longa metragem “Parque dos Dinossauros”, de 1993.
Dá uma olhada no trecho do filme, aos 20 segundos, no YouTube:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/nM-RPO10aPY” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Rodrigo Hortenciano publicou em seu perfil no Twitter uma montagem que ele mesmo fez para explicar como que o vídeo falso do dinossauro da KGB foi criado:
Alguém pegou o pedacinho do filme de 1993, que mostra o dinossauro correndo, inverteu as imagens, passou a cena para o preto e branco. Com a adição de algumas fotos e de uma trilha sonora impactante, tá montada a farsa.
Conclusão
O vídeo é falso! Os dinossauros foram extintos muitos (eu disse “muitos”) anos antes do homem surgir.