Video de padre sugerindo que “cachorros virem sabão” é verdadeiro ou falso?
Recentemente, um vídeo de um padre sugerindo que cachorros fossem levados pela carrocinha e virassem sabão viralizou nas redes sociais, principalmente no Facebook.
Disseminado por perfis que, somados, possuem mais de 1,5 milhão de seguidores (1,2,3) o vídeo causou grande revolta em ativistas, militantes e defensores da causa animal.
O motivo? Confira o vídeo abaixo:
Publicações contendo esse vídeo, assim como algumas de suas variantes, tiveram dezenas de milhares de compartilhamentos e milhões de visualizações.
Entretanto, muitos usuários questionaram sua veracidade. Uma vez que o padre estava usando uma máscara, algumas pessoas duvidaram que ele tivesse realmente dito isso. Já outras alegaram que o vídeo possuía pequenos cortes, o que poderia ser um indício de manipulação digital. Enfim! Será que o vídeo é verdadeiro ou falso? Descubra agora no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro! O vídeo que viralizou nas rede sociais é um trecho da transmissão ao vivo de uma missa realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Marechal Hermes, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no dia 19 de julho de 2020.
A paróquia possui uma página no Facebook, assim como um canal no YouTube, mas o vídeo completo da missa do dia 19 não consta em ambas as plataformas. Segundo alguns usuários, a paróquia deletou os vídeos após a repercussão negativa da fala do padre.
Ao assistir outros vídeos de missas, no entanto, podemos notar que se trata do mesmo local e do mesmo padre. De acordo com o Anuário Eclesiástico disponibilizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, trata-se do padre Clauber Lopes, que também é administrador da paróquia.
Pedido de Desculpas
Após a repercussão negativa, o padre Clauber teria publicado um ou mais vídeos (1,2) de retratação na página da paróquia no Facebook, mas, novamente, esse vídeos também teriam sido deletados. Por outro lado, ainda é possível encontrá-los nas redes sociais.
Confira um desses vídeos abaixo, que foi republicado pelo perfil do Dr. Marcos Paulo, médico e vereador do Rio de Janeiro, no Facebook:
No vídeo acima o padre Clauber alega que tudo não passou de um comentário infeliz de sua parte. Segundo o padre, os cachorros ficavam na porta da igreja, mas eles não estavam em situação de abandono, porque teriam donos. Ele disse que seu comentário não justificava os ataques e agressões que vinha recebendo, e também pediu para que as pessoas orassem para que ele tivesse mais prudência e cuidado com as palavras.
Por fim, padre Clauber assumiu o compromisso de promover a causa animal em suas missas de domingo e chamar a atenção da população para os animais em situação de abandono.
Tentamos Contato
Entramos em contato com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima numa tentativa de falar com o padre Clauber, mas sem sucesso. Na primeira tentativa, foi pedido que tentássemos ligar mais tarde. Na segunda tentativa, fomos informados que o padre havia saído para realizar um atendimento.
Conclusão
Verdadeiro! O vídeo que viralizou nas rede sociais é um trecho da transmissão ao vivo de uma missa realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Marechal Hermes, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no dia 19 de julho de 2020.
Após a repercussão negativa, o padre Clauber divulgou vídeos de retratação, onde ele pediu desculpas e perdão pelas palavras, e se comprometeu a promover a causa animal em suas missas de domingo.