Crimes
Vídeo íntimo da cantora Anitta vazou na web! Será verdade?
Vídeo mostrando a cantora Anitta em momento íntimo vazou em grupos de WhatsApp! Será verdade?
O filminho tem cerca de 4 minutos de duração e começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp e do Telegram na segunda quinzena de julho de 2022. Nele podemos ver uma mulher muito parecida com a cantora Anitta em um momento íntimo com um homem.
De acordo com o texto que acompanha as imagens, Anitta estaria muito melhor calada do que falando (uma alusão ao fato da moça do vídeo estar “com a boca ocupada” ao praticar o sexo oral no parceiro).
Será que esse vídeo é real? Será que a mulher do vídeo é mesmo a cantora Anitta?
Verdade ou mentira?
Antes de prosseguir a leitura, é preciso deixar claro aqui que se o vídeo fosse real não haveria nenhum problema nisso, ok? Pessoas saudáveis fazem sexo e isso é a coisa mais natural do mundo. O que não é admissível e não se pode normalizar é ter um vídeo íntimo seu vazado na web sem o seu consentimento! Isso, sim, é um crime!
No caso dessa filmagem que mostra a cantora Anitta em um momento íntimo, trata-se de um vídeo falso! Na verdade, o rosto da cantora foi inserido digitalmente em um vídeo adulto de uma atriz russa conhecida como Luxury Girl. Compare abaixo uma cena do vídeo original com a mesma cena do vídeo adulterado que circulou em julho de 2022:
Deep Fake
Como já mostramos aqui e aqui no E-farsas, deep fake é uma forma de edição de vídeo que combina inteligência artificial com scripts de computação gráfica para inserir um rosto em um vídeo pronto ou em uma cena pré-gravada.
Atualmente, essa tecnologia está bem evoluída, o que torna a identificação de possíveis adulterações uma tarefa quase impossível. No entanto, no caso desse vídeo, há algumas falhas que entregam a farsa.
Como muito bem apontou o especialista nessa tecnologia, o jornalista Bruno Sartori – que fez um vídeo explicando melhor essa história – , é possível notar que o rosto da cantora fica meio estranho em alguns momentos:
https://twitter.com/brunnosarttori/status/1552024798196367361
Sartori também explicou que a Anitta não foi a primeira vítima que teve seu rosto inserido nesse vídeo. Outras celebridades, como Naomi Socott e Angelina Jolie também “emprestaram” (involuntariamente, diga-se de passagem) suas imagens para esse tipo de crime:
Em dezembro de 2021, tivemos o prazer de conversar com o especialista em deep fake Bruno Sartori, num bate papo descontraído a respeito dessa tecnologia:
Anitta se pronuncia
Em nota enviada ao portal Gshow, a equipe da cantora negou que a mulher do vídeo seja a Anitta:
“Não se trata de Anitta, mas sim uma ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público, fazendo uma inserção do rosto de uma pessoa em outra […] Neste caso, muito mal feito, por sinal”, disse a assessoria da artista
Conclusão
O vídeo que mostra a cantora Anitta fazendo sexo oral é falso e foi feito com a ajuda de computação gráfica em cima de um vídeo adulto (no caso, o de uma atriz russa conhecida como Luxury Girl). Se fosse real, não haveria nenhum problema nisso! O crime está em usar o rosto da cantora em uma montagem, sem a autorização de nenhum dos envolvidos e com a clara intenção de difamar a vítima!