Vídeo mostra Bolsonaro sendo expulso do jogo do Flamengo X Athletico! Será verdade?
Vídeo mostra Jair Bolsonaro sendo expulso do estádio Mané Garrincha, em Brasília sob gritos de “Fora, Bolsonaro!”! Será verdade?
O vídeo foi bastante compartilhado nas redes sociais e em grupos do WhatsApp no começo da segunda quinzena de fevereiro de 2020 e nele podemos ver um tumulto causado durante uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro!
Sob gritos de “Fora, Bolsonaro!” e de fortes vaias, Bolsonaro parece estar sendo expulso de um lugar que, segundo o texto que acompanha o vídeo, seria o estádio Mané Garrincha, durante o jogo de futebol entre os times Flamengo e Athletico-PR disputado no dia 16 de fevereiro de 2020.
Será que esse vídeo é real? Será que isso ocorreu mesmo em fevereiro de 2020?
Verdade ou mentira?
Apesar de alguns portais como o da Revista Fórum e do Brasil 247 darem a notícia como se fosse real, ela é falsa!
O vídeo em questão é real, mas não é de 2020, e sim de setembro de 2017, quando Jair Bolsonaro participava de uma apresentação do projeto “FUMEC Pensando o Brasil”, em Minas Gerais.
Bolsonaro não foi expulso da universidade e no vídeo estava entrando no auditório. Apesar da manifestação, a palestra dele ocorreu normalmente. Nessa matéria do jornal Estado de Minas é explicado que as manifestações foram contra e a favor do político.
Segundo o site Metrópoles, o presidente Jair Bolsonaro esteve no estádio acompanhado do vice-presidente, Hamilton Mourão, e dos ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura). O Metrópoles também divulgou um print de uma publicação feita pelo ex-candidato à Presidência, Guilherme Boulos, em seu perfil do Twitter onde ele, erroneamente, atribui o vídeo de 2017 ao jogo de janeiro de 2020:
O portal Brasil 247 publicou uma errata em sua matéria, explicando que o vídeo é, na verdade, de 2017.
Conclusão
O vídeo mostrando o presidente Jair Bolsonaro sendo hostilizado pela multidão é real, mas é de 2017, quando ele ainda não era presidente!