Animais
Vídeo mostra homens “pescando” um peixe debaixo da terra! Será verdade?
Será que o vídeo que se espalhou no Facebook mostrando pescadores desenterrando um peixe vivo é verdadeiro ou falso? Descubra aqui no E-farsas!
No dia 18 de fevereiro de 2017, o vídeo abaixo apareceu no nosso grupo fechado do Facebook e deixou muita gente curiosa em relação à sua veracidade. Nele podemos ver um grupo de pessoas praticando um tipo de pescaria diferente: Os peixes parecem ser “pescados” debaixo da terra!!!
Um dos homens tira o que parece ser um saco de um buraco cavado no chão seco e, depois de rasgar o invólucro, mostra que o peixe está vivo.
Em algumas postagens, usuários cogitam a possibilidade do fenômeno ter relação com a anunciada volta do Messias e que isso seria um dos sinais do fim do mundo!
O vídeo já teve mais de 180 mil visualizações e muita gente entrou em contato querendo saber: Será que ele é verdadeiro ou falso?
PEIXE DIPNÓICO IGUAL BATATA NA TERRA
😱😱😱😱*Fiquei* *Apavorado!*😱😱😱😱😱Na África,Peixe na terra igual BATATA! !😱
Posted by Seara em Chamas on Monday, February 13, 2017
Verdadeiro ou falso?
Apesar de parecer falso, o vídeo é real!
O peixe capturado no vídeo é um “peixe pulmonado”, ou dipnoico. A grosso modo, esses peixes respiram por brânquias quando estão na água e mudam para respiração pulmonar quando não há água.
O curioso nesses animais é que alguns grupos podem baixar seu metabolismo a tal ponto em épocas de seca que podem ficar nesse estado por até 4 anos, como podemos ver nesse vídeo abaixo:
No caso do vídeo que viralizou nas redes sociais, o peixe se prepara para a seca do rio, criando um casulo feito com o muco que sai da sua pele misturado com a lama. No topo do casulo há uma pequena abertura por onde o ar vai entrar.
Quando as chuvas começam a cair novamente, o peixe rompe seu casulo e começa uma “corrida” desesperada para localizar algum local com bastante água.
O site Magnus Mundi fez uma matéria bastante interessante sobre esse curioso animal. Vale a pena a leitura!
Conclusão
O vídeo é real e não é um fenômeno sobrenatural e/ou religioso! Trata-se de um peixe que se adaptou ao meio onde vive!