Vídeo mostra sepulturas violadas de crianças para magia negra! Será verdade?
Imagens mostram que pessoas mal-intencionadas estariam abrindo túmulos de crianças para realizar rituais de magia negra! Será que isso é verdade?
As imagens começaram a circular em grupos de WhatsApp e do Telegram no final de setembro de 2024 e mostram o que parece ser a ala infantil de um cemitério com todos os túmulos abertos!
A voz que acompanha o vídeo afirma que alguém teria cometido um pecado em abrir todas aquelas sepulturas que abrigavam crianças e que aquilo era um crime sem tamanho.
Em outras versões, o vídeo afirma que os túmulos teriam sido violados por praticantes de magia negra e que os pequenos defuntos teriam sido dados como oferenda!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas foi tirado de contexto!
As imagens foram gravadas no cemitério do Rio Bonito, na zona Norte de Joinville–SC, no dia 29 de setembro de 2024, e tudo foi feito dentro da lei para regularizar a situação das sepulturas abandonadas no cemitério, conforme explicado em nota pela Prefeitura do Município:
“A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Joinville (Sama) informa que está realizando um processo de regularização de sepulturas abandonadas no Cemitério Rio Bonito. Por isso, desde maio, vem fazendo publicações para divulgar a situação, além de realizar contato com as famílias que apresentavam cadastro com informações atualizadas. Não houve registro de vandalismo ou outro tipo de crime no local durante o final de semana”, diz a nota.
No dia 6 de agosto, a prefeitura havia publicado um edital informando sobre as exumações e traslados dos restos mortais, que foram levados para o ossário municipal. A ala infantil teve prioridade, segundo a administração municipal, pois essa é a área que apresentava maior aspecto de abandono.
O telejornal Balanço Geral Joinville também apurou o caso:
Conclusão
O vídeo que mostra sepulturas pequenas abertas em cemitério não tem nenhuma relação com vandalismo ou magia negra! A prefeitura de Joinville explicou em nota que está fazendo uma reforma no cemitério do Rio Bonito, conforme previsto em edital, e providenciou as exumações e traslados dos restos mortais para o ossário municipal!