Vídeo mostra Tiü França comendo ao lado de Bolsonaro! Será verdade?
Homem que morreu ao atirar bombas contra o STF aparece em vídeo comendo próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro! Será verdade?
As imagens de um homem comendo junto do ex-presidente Jair Bolsonaro viralizaram nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2024, poucos dias após a morte de Francisco Wanderley Luiz, morto enquanto jogava bombas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 13 de novembro. Segundo o que espalharam, o homem que aparece no vídeo ao lado de Bolsonaro seria Francisco Wanderley Luiz, ou “Tiü França”, como era conhecido, comprovando ligações entre o ex-presidente e o atentado.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas o homem que aparece posando acima de Jair Bolsonaro não é o Tiü França.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas HOMEM QUE APARECE AO LADO DE BOLSONARO NÃO É O MESMO QUE JOGOU BOMBAS CONTRA O STF! #fakenews
Uma rápida busca nos leva ao dono da lanchonete Padilha Lanches, localizada em Cuiabá. Seu nome é Joilton Padilha e ele já gravou vídeos desmentindo essa história de que ele seria o homem que se matou em frente ao STF:
Ver essa foto no Instagram
Aqui, no TikTok, o vídeo publicado no perfil da lanchonete:
@padilhalanches
Vários jornais noticiaram a visita de Jair Bolsonaro à Cuiabá, no dia 14 de outubro de 2024, quando o vídeo foi gravado. Abaixo, publicação feita no perfil do Estadão Mato Grosso:
Ver essa foto no Instagram
Conclusão
Não é verdade que o homem que aparece ao lado de Jair Bolsonaro seja o mesmo que atirou bombas contra o STF! O vídeo foi gravado em uma lanchonete em Cuiabá com o dono do estabelecimento.