Vídeo: O que a Justiça Eleitoral tem feito pra deixar as urnas mais confiáveis?
Em vídeo feito em parceria com o TSE, mostramos algumas das providências que a Justiça Eleitoral tem tomado para tornar as urnas eletrônicas ainda mais confiáveis!
Como saber se as urnas eletrônicas são seguras? Quais os principais mecanismos de segurança que o Tribunal Superior Eleitoral e os TREs dispõe para evitar fraudes durante as eleições?
Nesse vídeo, vamos mostrar algumas delas, mas antes, convidamos você para conhecer o portal Fato ou Boato, criado pelo TSE em parceria com várias agências de checagens (e o E-farsas entre elas, é claro).
A ideia dessa parceria é a de disponibilizar aos eleitores todas as checagens que nós estamos fazendo durante o período eleitoral a respeito de boatos que circulam na rede.
As primeiras eleições com urnas eletrônicas foram realizadas aqui no Brasil em 1996, em algumas seções. Só no ano 2000 é que todo o país teve eleições de forma 100% eletrônica. O ganho na agilidade e na rapidez de apuração foi tão grande e quase não supera a desconfiança que muita gente tem com essas máquinas até hoje.
Acontece que não houve, pelo menos até hoje, nenhum indício de fraude nesse tipo de votação, visto que a justiça eleitoral toma algumas precauções para diminuir as chances de alguma fraude eleitoral. Como veremos no vídeo a seguir:
Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto e esperamos que você visite essa página do TSE diariamente antes de sair compartilhando tudo o que recebe naquele seu grupinho do WhatsApp.
Só pra ficar bem claro, e antes que alguém reclame que estamos usando dinheiro público para checar fake news, não estamos ganhando cachê nenhum do TSE por esse trabalho. Ok?