Falso
Vinagre pode enganar o bafômetro?
Jeitinho brasileiro que ensina truque a base de vinagre para burlar o bafômetro voltou a se espalhar pela web. Mas será que o método funciona mesmo?
O texto não é novo! Apareceu pela primeira vez em 2008 e agora voltou a circular com força total.
De acordo com a dica, os bafômetros usados em blitzes policiais apresentam resultados negativos para álcool no indivíduo que ingerir um pouco de vinagre antes de se submeter ao teste.
O aviso, que agora está sendo compartilhado inúmeras vezes nas redes sociais, diz o seguinte:
“BRASILEIRO NÃO TEM JEITO NÃO!…VINAGRE!…
O bafômetro não mede o nível de álcool e sim, a presença de cetona, que é o efeito da queima de gordura. Como o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como conseqüência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos.
OBS: Pessoas em dieta de Atkins, ou em jejum, também apresentam corpos cetônicos no hálito, em virtude da ausência de carboidratos causada pela dieta. Como conseqüencia dessa falta, o organismo queimará gordura.
Mas a mutreta do bafo é a seguinte: leve sempre no carro um vidrinho de vinagre e a qualquer sinal de blitz, tome um gole, porque o ácido acético (denominação química do vinagre) reage com a cetona, dando como resultado o acetato, que é indetectável no bafômetro.
Ricardo – Engenheiro Químico e CACHACEIRO da fábrica de Vinagre de Lucélia – SP”
Verdadeiro ou falso?
É óbvio que essa história é falsa! Não é possível burlar o bafômetro usando soluções caseiras!
Em primeiro lugar, mesmo que o vinagre conseguisse interferir na medição do bafômetro, os reflexos do motorista alcoolizado continuariam lentos da mesma maneira. Ou seja, o bafo pode até ser mascarado, mas o bebum continua bêbado, pondo a sua vida e a de várias outras pessoas em risco.
Outra coisa que é importante ressaltar é que existem marcas de vinagre que possuem algum teor de álcool. Portanto, a ingestão do produto pode adulterar (pra cima) o resultado dos testes de embriaguês.
O leitor Vitor Santos observa também que:
“[…] se uma pessoa ficar certo tempo sem comer também produziria cetona [segundo o boato que circula pela web]. Portanto, pela lógica do texto, daria pra uma pessoa sóbria ser pega, já que a taxa de cetona no hálito do motorista seria alta. E se a função do bafômetro é a de detectar o álcool, não teria razão pra medir isso através da cetona, pelos motivos citados acima.”
E você, concorda com o nosso amigo Vitor?
Não encontramos nenhuma fábrica de vinagre em Lucélia (em São Paulo). Caso você conheça, deixe a localização nos comentários.
Também não conseguimos identificar o autor do texto, o tal Engenheiro Químico da “fábrica de vinagre”. Infelizmente, muitas pessoas preferem acreditar num texto assinado por uma pessoa não existe…
Boato antigo
Desde quando passou a vigorar o novo Código de Transito Brasileiro, em 1998, muita gente começou a inventar e a distribuir boatos de que era possível enganar os aparelhos que medem o teor alcoólico no sangue dos motoristas. Essa reportagem, de março de 1998, já mostrava que espertinhos tentavam mascarar o hálito para tentar (em vão) ludibriar o bafômetro e se livrarem das multas.
Por que não dá pra enganar o bafômetro?
Conforme explicado no Como Tudo Funciona, o bafômetro não mede os níveis de álcool no hálito do indivíduo. O aparelho mede a quantidade de álcool presente no ar que é exalado pelos pulmões do cidadão.
Portanto, não adianta tentar mascarar apenas a boca e garganta. Seria necessário arrumar outro pulmão limpo para o motorista.
Lembrando que o pulmão expele pequenas quantidades de álcool no ar quando as partículas de álcool presentes no sangue acabam ficando presas nos alvéolos do órgão. Nesse caso, para burlar um bafômetro com eficiência, seria preciso trocar (ou limpar) o sangue do bebedor em questão.
Seria mais fácil se o motorista não bebesse antes de dirigir! Não acham?
Aqui nesse site é possível se verificar outros mitos sobre tentar enganar o bafômetro!
O blog Legal Match também desmistifica várias “simpatias” para os que pensam em burlar o teste.
O programa de TV Os Caçadores de Mitos também testou algumas substâncias para tentar mudar o resultado do bafômetro. Eles não usaram vinagre nos testes, mas todos os produtos testados foram ineficazes!
[iframe: width=”420″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/F0fC6ByuHco” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão
Ainda não há nenhuma maneira de enganar o bafômetro. A melhor forma de não ser pego nas blitzes é não beber antes de dirigir.
Veja também: É possível enganar o bafômetro comendo gelo?