Verdadeiro
Você acredita que isso foi feito com uma máquina de escrever?
Fotos que circulam pela web mostram lindas gravuras que teriam sido feitas por um artista chamado Paul Smith usando apenas uma máquina de escrever. Será?
As imagens antigas apareceram novamente nas redes sociais em outubro de 2013 e mostram lindas ilustrações, que teriam sido feitas por um artista chamado Paul Smith, que usava como “pinceis” apenas uma máquina de escrever.
Alguns leitores do E-farsas entraram em contato querendo saber se isso é verdadeiro ou falso:
Verdadeiro ou falso?
As imagens são reais! Paul Smith foi um artista que pintava somente usando uma máquina de escrever!
Nascido em setembro de 1921, na Filadélfia, Paul foi diagnosticado com paralisia cerebral quando ainda era criança e – por consequência disso – foi incapaz de frequentar a escola.
No entanto, aos 10 anos de idade ele ganhou sua primeira máquina de escrever e, apesar de demorar 32 anos para aprender a andar, desenvolveu uma grande habilidade com a máquina. Não para escrever, mas para desenhar com ela. Aos 11 anos, Paul Smith criou sua primeira imagem usando o aparelho como pincel e tinta.
Uma curiosidade a respeito das gravuras criadas por ele é que cada obra levava horas ou até dias para ficar pronta, pois Paul não conseguia teclar dois caracteres simultâneos. Ele tinha que usar a mão esquerda para segurar a mão direita (que era quem teclava de fato!).
Seus trabalhos foram criados exclusivamente com os seguintes caracteres: @ # $% ^ & * () _.
Abaixo, um trecho de um documentário sobre Paul Smith feito em 1976, pela KOIN-TV em Portland, Oregon:
E mais umas reproduções das gravuras desse grande artista:
Paul Smith morreu em junho de 2007, aos 85 anos de idade. Nesse tempo, ele produziu centenas de quadros, mas não ganhou quase nada com isso, pois ele não cobrava por seus trabalhos.
Conclusão
As imagens são reais e foram mesmo feitas por um artista que usava somente máquina de escrever como pincel!
Fontes: