Crimes
Você ouviu falar desse aparelhinho espião?
Adaptador colocado antes do conector do teclado pode ser usado para roubar dados do usuário do computador! Mas será que esse aparelho existe mesmo?
O alerta não é novo! Circula pela web há vários anos e sempre volta a aparecer nas redes sociais e em blogs. De acordo com o texto, é preciso tomar muito cuidado ao usar computadores em lan houses, hotéis ou em cybercafés, pois pode haver um pequeno dispositivo conectado entre o teclado e o desktop.
O dispositivo, segundo o texto, é usado por criminosos para capturar os dados digitados pelo usuário para, posteriormente, poder usa-los para roubar dados da vítima.
Ao final do texto, o alerta pede – em letras maiúsculas – para que o alerta seja repassado ao maior numero de pessoas.
Abaixo, uma reprodução do aviso que se espalhou pela internet:
Verdadeiro ou falso?
É verdadeiro! Apesar do texto possuir várias características de um boato virtual, o aparelhinho existe mesmo!
O Keylogger ou Espião de Teclado é um pequeno dispositivo que consegue gravar tudo o que é digitado através do teclado. Depois, com ajuda de algum software específico, o “espião” pode acessar os dados ali gravados.
Pode ser usado tanto para roubar dados pessoais (como senhas bancárias e/ou de e-mails), quanto para monitorar os filhos e/ou empregados de uma empresa.
Modelos
Existem vários modelos de keyloggers à venda por aí. No Mercado Livre, por exemplo, podemos comprar o aparelho com bastante facilidade.
Há, inclusive, modelos sem fio que podem enviar as informações por uma rede wireless.
Abaixo, um keylogger para conexão USB:
Confusão
É preciso que fique bem claro que a existência de um adaptador no teclado do computador não significa necessariamente que aquele equipamento está sendo monitorado!
Muitas vezes são usados adaptadores normais que convertem a conexão PS2 para USB ou de PS2 para Serial:
Versões mais discretas
Podemos encontrar versões de Keyloggers que não necessitam de instalação física no hardware do computador. Nesse caso, o usuário instala um programa na máquina que deseja monitorar para que ele lhe envie tudo o que está sendo digitado por e-mail ou salve num arquivinho de texto. Basta dar uma busca por “keylogger software” no Google.
Como não ser vítima dos keyloggers?
- Evite entrar em sites como os de bancos em computadores públicos;
- Ao acessar sites bancários em locais públicos, evite inserir sua senha através do teclado (prefira o teclado virtual).
- Conheça a reputação do local de onde está acessando;
- Exija que seus dados de navegação sejam apagados da memória do equipamento;
- Não forneça a suas senhas a terceiros (às vezes, o usuário fica tão preocupado com a sua senha, mas se esquece de que alguém pode estar vendo o que está sendo digitado por cima dos seus ombros)
Conclusão
O tal aparelho existe mesmo! No entanto, o fato de haver um adaptador de teclado atrás do computador não significa que se trata de um espião. Ah! É bom saber também que existem keyloggers em forma de softwares que são difíceis de serem identificados!