Conspirações
Você sabe escolher o seu pneu?
Texto afirma que pneus com defeito e vencidos estão à venda nos supermercados.
Você sabe escolher o seu pneu?
Esse e-mail, muitas vezes acompanhado de uma apresentação de Power Point, alerta para um assunto importante: a segurança dos passageiros de automóveis!
Com um tom altamente alarmista, o texto afirma que estão à venda nos supermercados pneus cuja a data de validade está prestes a vencer, além das marcas coloridas estampadas em suas laterais, indicando que tais pneus estariam sendo vendidos – mesmo estando com defeito.
Não há com o que se preocupar: o texto é falso!
Circulando pela web desde o primeiro semestre de 2009, o texto é anônimo, cheio de afirmações inverídicas, misturado com algumas imagens e letras maiúsculas. Além de tudo, ainda pede para ser enviado para outras pessoas.
Logo nas primeiras linhas, o autor (que é desconhecido) afirma:
"…Mas o que você não sabe, é que PNEU tem data de validade." e logo mais "São 4 digitos Ex: 1307 – 13 meses após 2007 ou seja, janeiro de 2009.
* Ex: 0508 maio de 2009."
Nesse trecho, o criador do boato equivoca-se, pois os números marcados no pneu significam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Por exemplo, "1307" significa que o produto foi feito na décima terceira semana do ano de 2007.
A sigla "DOT" estampada na lateral do pneu significa "Department of Transportation" = Departamento de transporte.
Assim, "DOT Y16L21T23901" quer dizer:
Y1 = Fábrica de origem
6L = Medida do pneu
21T = Tipo de capacidade do pneu
2 = Categoria do pneu
39 = Semana de fabricação
01 = Ano de fabricação
Essa história lembra muito outra e-farsa pesquisada por nós, afirmando que o leite longa vida era reembalado várias vezes e que a numeração no fundo da embalagem determinava por quantas "reciclagens" o liquido havia passado.
Pneus tem, sim, prazo de validade! Isso é verdade! Mas o fato é que o prazo é de 5 anos. A maioria das fábricas (senão, todas) dão garantia de 5 anos no produto.
O jornal O Carreteiro, no dia 28 de fevereiro de 2008, publicou uma matéria com o gerente de produto carro da Pirelli, Fábio Lopes, orientando que após um período de uso dos pneus, que varia entre cinco e dez anos, ocorre um processo de degradação e pode representar riscos para os ocupantes do veículo. "Após esse período não é recomendada a utilização, pois ocorre o ressecamento da borracha, com perda da flexibilidade, micro-rachaduras e tendência a estouro", afirma.
E o que são as tais listras citadas no e-mail?
O site da fabricante de pneus Goodyear e a revenda Pneus Fácil explicam que "os riscos paralelos ao do centro da banda de rodagem, e que podem ser de várias cores, tem a função de identificar as medidas dos pneus, evitando desta forma a mistura de pneus de medidas diferente, tanto no armazém, como também durante o carregamento de revenda, equipamento original ou exportação. AS LISTAS NÃO SIGNIFICA QUE O PNEU TEM DEFEITO! A lista é uma técnica usada para diferenciar as medidas do pneu antes de colocar no molde e tomar forma. Por exemplo, antes de colocar um pneu no molde é difícil diferenciar o pneu 175/70R13 do pneu 165/70R13, então é pintado listas de diferente cores na banda para diferenciar os pneus. O que significa cada core só as pessoas de produção sabe, cada empresa usa uma técnica diferente. Quase todas as empresas usam esta técnica incluindo a Michelin. Se você analisar o pneu você vai notar que as listas são pintado antes do pneu tomara forma, não depois. Não há jeito deles saber que o pneu tem defeito antes de sair do molde. O pneu nesta foto é um pneu de alta performance que vem nos carros importadores da Mercedez, Audi e BMW, duvido que este pneu é vendido com defeito, imagino o prejuízo?"
Imagem: Goodyear
Para nós, a explicação das duas empresa faz mais sentido do que a do texto anônimo. É meio difícil de se acreditar que os supermercados correriam o risco de colocarem à venda produtos com defeito que informam que estão defeituosos. Acompanhe as linhas do e-mail abaixo:
"* Aquelas listras significam defeitos nos pneus
* Ou desgastam mais rápido, ou pode furar a qualquer momento, cada cor significa algo
* Eles vêem da França, pois lá todos tem o conhecimento e não compram, mas o brasileiro não tem
* Esses PNEUS foram autorizados a venderem no Brasil, com a seguinte ordem, indicar que tem defeitos e o indicador são as listras mas ninguém sabe o que significam as listras, mas agora VOCE SABE".
Quem disse isso? Saiu em algum jornal de grande circulação? Infelizmente, o autor do texto não revela as suas fontes.
Nas últimas linhas (ou nos últimos slides):
" * A sua vida pode esta em risco, o seu dinheiro não é capim
* Então assim como você outras pessoas precisam saber do que se passa com seus PNEUS, então passe para o maior numero de pessoas para que todos fiquem sabendo e possam impedir essa pouca vergonha dos PNEUS brasileiros".
Além de apelar para o lado alarmista, dizendo que não só a sua vida, como também o seu dinheiro estão em risco, o texto ainda pede para ser repassado. Só faltou dizer: "para o maior numero de pessoas".
Uma curiosidade que não acrescenta nada na pesquisa, mas vamos colocar mesmo assim: A foto mostrada nos últimos slides, mostrando os pneus empilhados no supermercado foram também utilizadas no site da empresa Auto Pneu Urban. Se tivessemos uma empresa de pneus e esse e-mail fosse verdade, não gostaríamos de colocar uma foto em nosso site que mostrasse as falcatruas!
Sobre os pneus à venda no Carrefour, o blog Eco e Antigos entrou em contato com a Goodyear e a empresa retornou um texto enorme, que resumimos a seguir:
"Os pneus vendidos sob a marca Carrefour recebem o nome Direction e são fabricados pela Goodyear. São equivalentes aos pneus de 2ª linha da Goodyear. O Carrefour encomenda grandes lotes e negocia os preços de acordo com a quantidade, conseguindo preços mais baixos. Os pneus são de boa qualidade. Pra rodar em carros populares é o ideal em termos de custoXbenefício. Essa conversa de cor de lista, pneu com defeito, parece coisa de hoax, faz lembrar aquela história de numeração nas embalagens de leite longa vida… Se forem aquelas listras coloridas fininhas no meio da bandagem do pneu, elas fazem parte da estrutura da peça, seria o mesmo que fabricar o pneu com o defeito projetado, determinar o defeito antes do início da fabricação. A menos que estejamos falando de outra listra…"
A fabricante de pneus Bridgestone ajuda a esclarecer esse boato que circula pela web. Segundo a empresa, os pneus da marca Carrefour são fabricados pela Bridgestone, na fábrica de Santo André (SP), e possuem a mesma garantia de fábrica.
Versão em Power Point: